Da flexibilização e adaptação à inovação pedagógica em tempo de pandemia na UNTL: fazer do estado de emergência um impulsionador de mudança pedagógica
Céu Baptista Departamento de Ensino de Educação Física e Desporto - Faculdade de Educação, Arte e Humanidades - Universidade Nacional Timor-Lorosa'e (DEEFD-FEAH-UNTL), TIMOR-LESTE
Luís Almeida Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto (CIIE-FPCE-UP), PORTUGAL; Centro de Investigação, Formação, Inovação e intervenção em Desporto - Faculdade de Desporto - Universidade do Porto (CIFI2D-FADE-UP), PORTUGAL
Teresa Silva Dias Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto (CIIE-FPCE-UP), PORTUGAL; Centro de Investigação, Formação, Inovação e intervenção em Desporto - Faculdade de Desporto - Universidade do Porto (CIFI2D-FADE-UP), PORTUGAL
Devido à pandemia COVID-19, o ensino à distância (EAD) tem sido objeto de debates públicos e desafios privados na adoção das melhores estratégias para manter o EAD em diferentes níveis de ensino. A Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) apresenta-se como um exemplo de rápida adaptação a esta realidade.
A proposta desta comunicação resulta de um estudo desenvolvido com 197 estudantes dos departamentos de Desporto (n=33) e Tetum (n=164) da Faculdade de Educação Artes e Humanidades da Universidade, durante o Estado de Emergência do País.
Pretendeu-se compreender a perspectiva dos alunos face à mudança repentina de um ensino presencial para o mundo virtual (sem tempo para aprendizagens e numa realidade em que alguns alunos não tinham sequer email), quanto às ferramentas utilizadas (EasyClass, Email e Whatsaap), à comunicação com a docente e às dificuldades encontradas pelos mesmos em três Unidades Curriculares (UC) distintas.
Almeja-se que este estudo, por um lado, compreenda o feedback dos alunos face às adaptações que lhes foram exigidas e, por outro, sirva de trampolim para processos de inovação pedagógica no Ensino Superior. Pretende-se, pois, maximizar esta experiência e as ferramentas utilizadas para se mudar práticas pedagógicas, começando-se pela componente de Estudo Autónomo incorporada em todas as UC’s da UNTL com sugestões que, promovendo a autonomia dos estudantes, os estimulem e desafiem para o debate e aprofundamento das UC, com recurso a plataformas virtuais.