Colóquio Internacional TLSA-PT

Timor-Leste:A Ilha e o Mundo

7 a 11 de setembro 2020Colóquio Online

Práticas Online: contextualizadas e inclusivas

Daniela Melaré Barros Departamento de Educação e Ensino a Distância - Universidade Aberta (DEED-UAb), PORTUGAL

O avanço das tecnologias é um movimento constante na sociedade atual, esse avanço refere-se ao surgimento de novos serviços e potencialidades em todos os campos do saber. Em especial na educação, essas potencialidades podem ser utilizadas para a inclusão, acesso e disponibilidade do conhecimento ao maior número de pessoas possível. Dentre várias questões do entorno, a forma como viabilizar esse acesso é a questão que move grande parte das investigações e reflexões na educação. No contexto da Lusofonia, em especial em países como Timor Leste, o uso da internet é realizado em grande parte por dispositivos móveis, com esses aparelhos pessoais como veículos de conexão, pensar as práticas online de uso da informação transformando-as em conhecimento é um dos grandes desafios. A informação rápida e actualizável que chega aos telemóveis é diretamente vinculada pelas redes sociais em seus distintos formatos, as redes passam a ser potenciais espaços formais e informais para a aprendizagem de acordo com os contextos e as necessidades locais. A partir dessas assertivas reflexões pedagógicas de como viabilizar as propostas e modelos online para o ensino e a aprendizagem serão o foco da apresentação a ser realizada, indicando caminhos, possibilidades e perspetivas.