Desafios do ensino a distância: reflexões sobre a sua aplicação pelas instituições do ensino Superior de Timor-Leste em tempos de Covid-19
Irta Sequeira Baris de Araújo Universidade Aberta (UAb), PORTUGAL; Departamento de Ensino da Língua Tétum - Faculdade de Educação, Artes e Humanidades - Universidade Nacional Timor-Lorosa'e (DELT-FEAH-UNTL), TIMOR-LESTE
Somos, nesta era globalização, levados para o processo de aprendizagem mediado pela tecnologia. Todos os professores e alunos são facilitados por alguns instrumentos tecnológicos no seu diálogo pedagógico, tanto na sala de aula e bem como fora dela. Por isso, algumas aulas são realizadas por via online, isto é, usando as ferramentas tecnológicas como Zoom Colibri, Googleclassroom, e pelo facto, o ensino a distância é uma modalidade de educação que ganha cada vez mais adeptos em diversos graus de ensino. Neste sentido, pretende-se debater, de forma reflexiva, o papel do ensino a distância, numa dupla condição: a de estudante de doutoramento em ensino a distância na Universidade Aberta, Portugal; e a de docente na UNTL, de modo a abordar a forma como o ensino superior timorense aplica o ensino à distância e, ao mesmo tempo, apresentar também alguns aspectos que implicam a implementação do ensino à distância em tempos de covid-19.