Ensinar Matemática e Estatística a distância
Pedro Serranho Departamento de Ciências e Tecnologia - Universidade Aberta (DCeT-UAb), PORTUGAL
O ensino a distância na área da matemática tem vários desafios, que diferem de ciclo para ciclo e consoante a área do curso em que está inserida a unidade curricular. É necessário especial cuidado na introdução de nova notação e da sua designação ou de software de cálculo cinetífico ou estatístico, recorrendo a recursos audio ou vídeo para o efeito. Além disso, é necessário encontrar formas de contextualizar os resultados apresentados, a sua sequência e importância, em substituição das aulas presenciais. Por fim, para unidades de estatística e/ou matemática inseridas em cursos cujo área principal não seja a matemática (como gestão, ciências sociais ou educação, entre outros) é necessário encontrar formas para a especial motivação dos estudantes, mantendo-os ativos e participativos ao longo do semestre. Nesta breve apresentação introduziremos ferramentas e desenhos de unidades curriculares que usamos diariamente nas unidades curriculares de matemática e estatística na Universidade Aberta.