Caminhos que se cruzam: considerações etnográficas sobre processos de State e Nation building do Timor-Leste com a construção de si de estudantes timorenses no Brasil e em Portugal
Silvia Garcia Nogueira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), BRASIL
Esta comunicação pretende tecer algumas considerações sobre os processos de construção de Estado e de Nação do Timor-Leste aos olhos de estudantes timorenses em formação acadêmica no Brasil e em Portugal. Paralelamente, discutirá o papel que esses alunos interpretam desempenhar nesses processos e no modo como tentam conciliar valores baseados nos costumes e novos adquiridos durante a mobilidade estudantil no exterior. Para isso serão apresentadas: 1) um panorama dos estudantes timorenses em ensino superior no Brasil e em Portugal; 2) uma breve contextualização dos processos de state e nation building do Timor-Leste; 3) o que os interlocutores da investigação pensam sobre o tema e o papel que desempenham junto ao seu país de origem ; e 4) uma interpretação da autora desta comunicação sobre a concomitância do processo de construção do Timor-Leste no sentido da auto-determinação e o processo de construção de si dos próprios estudantes, ao vivenciarem simultaneamente um outro universo social que a experiência migratória traz combinado aos valores tradicionais e familiares timorenses. A análise apóia-se em uma pesquisa de caráter etnográfico realizado entre 2013 e 2019 no Brasil e entre 2017 e 2018 em Portugal junto a cerca de 30 estudantes com maior proximidade, que buscou acompanhar a dimensão cotidiana da cooperação acadêmica internacional entre Timor-Leste, Brasil e Portugal. Conclui-se que há um paralelo entre os processos de construção de identidade/self em nível macro, do Timor-Leste, e o nível individual, dos estudantes.